Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Nery ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Mário Povia encerrado em fevereiro deste ano. Mandato do novo diretor-geral se encerra em 18 de fevereiro de 2025.
O presidente Jair Bolsonaro nomeou Eduardo Nery Machado filho para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Nery ocupará a vaga decorrente do término do mandato de Mário Povia encerrado em fevereiro deste ano. Desde então, o diretor Franviscal Mendes está como diretor-geral substituto. O mandato do novo diretor-geral se encerra em 18 de fevereiro de 2025. O decreto com a nomeação foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (29).
Eduardo Nery é engenheiro civil, com pós-graduação em Auditoria de Obras e em Orçamento Público. Há 20 anos, ele faz parte dos quadros do Tribunal de Contas da União (TCU), sendo 12 na área de infraestrutura, cinco deles atuando como secretário de fiscalização. Desde 2014, ocupa cargo de chefe da assessoria de ministros do TCU, onde atuou na revisão técnica em processos de desestatização do setor de infraestrutura.
Além de Nery, o governo indicou o nome de Flávia Morais Lopes Takafashi, cotada para a vaga de diretora da agência que será aberta em fevereiro de 2021, quando Mendes encerrar seu mandato. A indicação de Flávia, porém, ainda não foi apreciada pela comissão de serviços de infraestrutura (CI) do Senado. Atualmente, ela é diretora de gestão de contratos do Ministério da Infraestrutura, na Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA). Já a cadeira ocupada por Adalberto Tokarski na diretoria da agência tem mandato vigente até fevereiro de 2022.
ROD cancelada — Em razão da nomeação do novo diretor-geral e das mudanças institucionais decorrentes, a 489ª reunião ordinária de diretoria, que seria realizada por videoconferência na tarde desta quinta-feira (29), foi cancelada. Ainda não há previsão sobre a nova data.
Envie uma mensagem e saiba como podemos auxiliar em seus
problemas jurídicos.